.

.

terça-feira, 3 de setembro de 2013

CONTROLE DE PRESENÇA DOS PROFESSORES-CURSISTAS

PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
2013- FORMAÇÃO DE ALFABETIZAÇÃO
CONSOLIDADO DE FREQUÊNCIA

MUNICÍPIO: SERRA DA SAUDADE - MG
COORDENADOR LOCAL: IVAN HERNANE DE OLIVEIRA
ORIENTADOR DE ESTUDOS: ROSIMEIRE DE OLIVEIRA


Professor Alfabetizador
E-mail
1º encontro
15/03/2013
2º encontro
22/04/2013
3º encontro
05/04/2013
4º encontro
19/04/2013
5º encontro
24/04/2013
6º encontro
17/05/2013
Bolsas aprovadas equivoca-
damente

JANETE APARECIDA INÁCIO CPF: 007.347.516
-56
janete.inacio0
@gmail.com
PRESENÇA

*Apresentação da equipe (Acolhida, apresentação do programa, Palestra motivacional, leitura para deleite “Nicolau tinha uma ideia”).
* Currículo ( Introdução, aprofundamento, apresentação dos grupos de trabalho, avaliação do encontro).
*Tarefa de casa ( Comparar os quadros de aprendizagem, Língua Portuguesa e o Documento Curricular do município, análise do Livro Didático utilizado na Escola e leitura dos textos sugeridos).
* Data show, músicas, cartazes, mensagens, etc.
PRESENÇA

*Concepção de alfabetização.
* Leitura para deleite” Galileu leu”, * Aprofundamento do tema: “Concepções de alfabetização”. Apresentação dos grupos. Leitura dos quadros: Direitos de Aprendizagem e aprofundamento.
* Tarefa de casa ( Analise do instrumento de avaliação disponível no Portal para identificar quais os direitos de aprendizagem estão contemplados no instrumento de avaliação. Analise da prova diagnóstica,  discussão sobre o quadro de acompanhamento).
* Vídeo  “ Leitura e produção de texto na alfabetização”.
* Avaliação do encontro.
* Data show, cartazes, música, etc...
PRESENÇA

*Semelhanças e diferenças  entre o documento curricular da Secretaria Municipal de Educação e a Proposta dos Direitos de Aprendizagem.
* Leitura para deleite” A velha corcunda”.
* Discussão sobre o tema, socialização da análise do livro didático, iniciando a conversa sobre o Caderno de Educação Especial: uma Proposta Inclusiva.
* Data show, cartazes, músicas, mensagem e avaliação do encontro.
PRESENÇA

*Planejamento de ensino na alfabetização.
* Acolhida, mensagem para refletir, leitura (história para deleite” O piquenique das tartarugas”.
* Introdução do tema planejamento, aprofundamento do tema, apresentação dos grupos de trabalho e avaliação do encontro. * *Tarefa de casa: leitura dos materiais didáticos no ciclo de alfabetização e levantamento dos materiais descritos no texto que estão na escola.

* Cartazes., data show, musicais, etc...
*Tarefa de casa ( Comparar os quadros de aprendizagem, Língua Portuguesa e o Documento Curricular do município, análise do Livro Didático utilizado na Escola e leitura dos textos sugeridos).
* Data show, músicas, cartazes, mensagens, etc.

PRESENÇA

*Planejamento: Mensagem, leituras, aprofundando o tema.
* Planejamento dos grupos, usando os recursos didáticos no ciclo de alfabetização (obras complementares). Apresentação dos grupos e trocas de experiência.
* Debate do texto. Sugestões de leitura “ O fazer cotidiano na sala de aula”.  Todo o trabalho foi deste encontro foi realizado com muito interesse e criatividade.
* História para deleite “ um redondo pode ser quadrado”
* Avaliação do encontro.
* Data show, cartazes, música, etc...
PRESENÇA

*Sistema  da escrita alfabética.
*Leitura para deleite “O menino que aprendeu a ver”.
* Leitura: A escrita alfabética: Porque ela é um sistema notacional e não um código}
* Quadros Psicogenise da Escrita, elaborada por Emilia Ferreiro e Ana Teberosky ( atividades de apresentação dos grupos de trabalho, avaliação do encontro).
* Tarefa de casa: Trazer atividades de sala de aula dos alunos, e analisar os níveis de escrita.
* Analisar jogos (disponíveis na escola) e identificar quais conhecimentos sobre o sistema de escrita podem ser ensinados.
* Data show, música, cartazes, jogos, etc...

0
EDILÉIA FERREIRA 
DE ARAÚJO
 CPF: 937.832.056
-20
edileia.araujo0
@gmail.com
PRESENÇA

*Apresentação da equipe (Acolhida, apresentação do programa, Palestra motivacional, leitura para deleite “Nicolau tinha uma ideia”).
* Currículo ( Introdução, aprofundamento, apresentação dos grupos de trabalho, avaliação do encontro).
*Tarefa de casa ( Comparar os quadros de aprendizagem, Língua Portuguesa e o Documento Curricular do município, análise do Livro Didático utilizado na Escola e leitura dos textos sugeridos).
* Data show, músicas, cartazes, mensagens, etc.
PRESENÇA

*Concepção de alfabetização.
* Leitura para deleite” Galileu leu”, * Aprofundamento do tema: “Concepções de alfabetização”. Apresentação dos grupos. Leitura dos quadros: Direitos de Aprendizagem e aprofundamento.
* Tarefa de casa ( Analise do instrumento de avaliação disponível no Portal para identificar quais os direitos de aprendizagem estão contemplados no instrumento de avaliação. Analise da prova diagnóstica,  discussão sobre o quadro de acompanhamento).
* Vídeo  “ Leitura e produção de texto na alfabetização”.
* Avaliação do encontro.
* Data show, cartazes, música, etc...
PRESENÇA

*Semelhanças e diferenças  entre o documento curricular da Secretaria Municipal de Educação e a Proposta dos Direitos de Aprendizagem.
* Leitura para deleite” A velha corcunda”.
* Discussão sobre o tema, socialização da análise do livro didático, iniciando a conversa sobre o Caderno de Educação Especial: uma Proposta Inclusiva.
* Data show, cartazes, músicas, mensagem e avaliação do encontro.
PRESENÇA

*Planejamento de ensino na alfabetização.
* Acolhida, mensagem para refletir, leitura (história para deleite” O piquenique das tartarugas”.
* Introdução do tema planejamento, aprofundamento do tema, apresentação dos grupos de trabalho e avaliação do encontro. * *Tarefa de casa: leitura dos materiais didáticos no ciclo de alfabetização e levantamento dos materiais descritos no texto que estão na escola.

* Cartazes., data show, musicais, etc...
*Tarefa de casa ( Comparar os quadros de aprendizagem, Língua Portuguesa e o Documento Curricular do município, análise do Livro Didático utilizado na Escola e leitura dos textos sugeridos).
* Data show, músicas, cartazes, mensagens, etc.

PRESENÇA

*Planejamento: Mensagem, leituras, aprofundando o tema.
* Planejamento dos grupos, usando os recursos didáticos no ciclo de alfabetização (obras complementares). Apresentação dos grupos e trocas de experiência.
* Debate do texto. Sugestões de leitura “ O fazer cotidiano na sala de aula”.  Todo o trabalho foi deste encontro foi realizado com muito interesse e criatividade.
* História para deleite “ um redondo pode ser quadrado”
* Avaliação do encontro.
* Data show, cartazes, música, etc...
PRESENÇA

*Sistema  da escrita alfabética.
*Leitura para deleite “O menino que aprendeu a ver”.
* Leitura: A escrita alfabética: Porque ela é um sistema notacional e não um código}
* Quadros Psicogense d aEscrita, elaborada por Emilia Ferreiro e Ana Teberosky ( atividades de apresentação dos grupos de trabalho, avaliação do encontro).
* Tarefa de casa: Trazer atividades de sala de aula dos alunos, e analisar os níveis de escrita.
* Analisar jogos (disponíveis na escola) e identificar quais conhecimentos sobre o sistema de escrita podem ser ensinados.
* Data show, música, cartazes, jogos, etc...

0
DANIELLE THAIRENE ÁZARA 
SILVA 
CPF: 083.566.236
-50
danielle
thairene
silva@
gmail.com
PRESENÇA

*Apresentação da equipe (Acolhida, apresentação do programa, Palestra motivacional, leitura para deleite “Nicolau tinha uma ideia”).
* Currículo ( Introdução, aprofundamento, apresentação dos grupos de trabalho, avaliação do encontro).
*Tarefa de casa ( Comparar os quadros de aprendizagem, Língua Portuguesa e o Documento Curricular do município, análise do Livro Didático utilizado na Escola e leitura dos textos sugeridos).
* Data show, músicas, cartazes, mensagens, etc.
PRESENÇA

*Concepção de alfabetização.
* Leitura para deleite” Galileu leu”, * Aprofundamento do tema: “Concepções de alfabetização”. Apresentação dos grupos. Leitura dos quadros: Direitos de Aprendizagem e aprofundamento.
* Tarefa de casa ( Analise do instrumento de avaliação disponível no Portal para identificar quais os direitos de aprendizagem estão contemplados no instrumento de avaliação. Analise da prova diagnóstica,  discussão sobre o quadro de acompanhamento).
* Vídeo  “ Leitura e produção de texto na alfabetização”.
* Avaliação do encontro.
* Data show, cartazes, música, etc...
PRESENÇA

*Semelhanças e diferenças  entre o documento curricular da Secretaria Municipal de Educação e a Proposta dos Direitos de Aprendizagem.
* Leitura para deleite” A velha corcunda”.
* Discussão sobre o tema, socialização da análise do livro didático, iniciando a conversa sobre o Caderno de Educação Especial: uma Proposta Inclusiva.
* Data show, cartazes, músicas, mensagem e avaliação do encontro.
PRESENÇA

*Planejamento de ensino na alfabetização.
* Acolhida, mensagem para refletir, leitura (história para deleite” O piquenique das tartarugas”.
* Introdução do tema planejamento, aprofundamento do tema, apresentação dos grupos de trabalho e avaliação do encontro. * *Tarefa de casa: leitura dos materiais didáticos no ciclo de alfabetização e levantamento dos materiais descritos no texto que estão na escola.

* Cartazes., data show, musicais, etc...
*Tarefa de casa ( Comparar os quadros de aprendizagem, Língua Portuguesa e o Documento Curricular do município, análise do Livro Didático utilizado na Escola e leitura dos textos sugeridos).
* Data show, músicas, cartazes, mensagens, etc.

PRESENÇA

*Planejamento: Mensagem, leituras, aprofundando o tema.
* Planejamento dos grupos, usando os recursos didáticos no ciclo de alfabetização (obras complementares). Apresentação dos grupos e trocas de experiência.
* Debate do texto. Sugestões de leitura “ O fazer cotidiano na sala de aula”.  Todo o trabalho foi deste encontro foi realizado com muito interesse e criatividade.
* História para deleite “ um redondo pode ser quadrado”
* Avaliação do encontro.
* Data show, cartazes, música, etc...
PRESENÇA

*Mensagem A lição da borboleta e reflexão.
* Leitura para deleite “O gambá e o jarro de leite”.
* Retomada do encontro anterior da unidade quatro.
* Analise dos quadros de aprendizagem.
* Leitura do texto1 de cada serie-ano e Educação do campo.
* Programa Letra Viva TVE-2006.
*Tarefa de casa (Pesquisar dificuldades de aprendizagem e planejar uma aula expositiva com ideias para melhorar e sanar algumas dificuldades ).
* Avaliação do encontro.
* Data show, televisão, música, cartazes, livro didático, obras complementares, jogos, biblioteca.
0


Professor Alfabetizador
E-mail
7º encontro
24/05/2013
8º encontro
07/06/2013
9º encontro
14/06/2013
10º encontro
21/06/2013
Bolsas aprovadas equivoca-
damente

JANETE APARECIDA INÁCIO  
CPF: 007.347.516
-56
janete.inacio
0@gmail.com
PRESENÇA

*Sistema de escrita alfabética.
* Leitura para deleite” A ratoeira”.
*Leituras, troca de experiência, planejamento de aulas pelos grupos, utilizando o livro didático, apresentação dos grupos.
* Vídeo debate: “Alfabetização; Apropriação do Sistema de escrita alfabética”.
* Tarefa de casa: Retomar os quadros de acompanhamento de sua turma em relação a apropriação do sistema de escrita alfabética e analisa-lo.
* Leitura: Psicogênese da língua escrita.
* Avaliação do encontro.
* Data show, cartazes, música, etc...
PRESENÇA

*Apresentação da equipe (Acolhida, apresentação do programa, Palestra motivacional, leitura para deleite “A galinha medrosa”).
* A sala de aula como um ambiente alfabetizador Ludicidade ( Introdução, aprofundamento, apresentação dos grupos de trabalho, organizar cantinhos de leitura)
* Cuidar, brincar, aprender e transformar (Relato e troca de experiências sobre a importância do brincar do jogar dentro e fora da sala de aula).
*Avaliação do encontro.
*Tarefa de casa (Planejar e organizar jogos de estimulação que poderão ser usados na sala de aula).
* Data show, músicas, cartazes, mensagens, etc.
PRESENÇA

*Construir, brincar .
* Leitura para deleite ” Com a pulga atrás da orelha”, * Aprofundamento do tema: O lúdico na sala de aula, o brincar e o jogar no ensino  curricular na Língua Portuguesa e os recursos disponíveis .
* Apresentação dos grupos. Leitura..
* Tarefa de casa (Leitura do manual dos jogos  distribuídos e construir jogos).
* Vídeo .
* Avaliação do encontro.
* Data show, cartazes, música, jogos, etc...
PRESENÇA

*A criança que brinca aprende a literatura, o brincar e o aprender a língua e os outros conteúdos curriculares
* Leitura para deleite” Adivinha, adivinhão”.
* Discussão sobre o tema, socialização , Conhecer a importância dos jogos e uso de brincadeiras no processo de apropriação do SEA, usando os jogos e planejando aulas incluindo como recursos didáticos.
* Data show, cartazes, músicas, jogos, mensagem e avaliação do encontro.
0
EDILÉIA FERREIRA 
DE ARAÚJO  CPF: 937.832.056
-20
edileia.araujo
0@gmail.com
PRESENÇA

*Sistema de escrita alfabética.
* Leitura para deleite” A ratoeira”.
*Leituras, troca de expêriencia, planejamento de aulas pelos grupos, utilizando o livro didático, apresentação dos grupos.
* Vídeo debate: “Alfabetização; Apropriação do Sistema de escrita alfabética”.
* Tarefa de casa: Retomar os quadros de acompanhamento de sua turma em relação a apropriação do sistema de escrita alfabética e analisa-lo.
* Leitura: Psicogênese da língua escrita.
* Avaliação do encontro.
* Data show, cartazes, música, etc...
PRESENÇA

*Apresentação da equipe (Acolhida, apresentação do programa, Palestra motivacional, leitura para deleite “A galinha medrosa”).
* A sala de aula como um ambiente alfabetizador Ludicidade ( Introdução, aprofundamento, apresentação dos grupos de trabalho, organizar cantinhos de leitura)
* Cuidar, brincar, aprender e transformar (Relato e troca de experiências sobre a importância do brincar do jogar dentro e fora da sala de aula).
*Avaliação do encontro.
*Tarefa de casa (Planejar e organizar jogos de estimulação que poderão ser usados na sala de aula).
* Data show, músicas, cartazes, mensagens, etc.
PRESENÇA

*Construir, brincar .
* Leitura para deleite ” Com a pulga atrás da orelha”, * Aprofundamento do tema: O lúdico na sala de aula, o brincar e o jogar no ensino  curricular na Língua Portuguesa e os recursos disponíveis .
* Apresentação dos grupos. Leitura..
* Tarefa de casa (Leitura do manual dos jogos  distribuídos e construir jogos).
* Vídeo .
* Avaliação do encontro.
* Data show, cartazes, música, jogos, etc...
PRESENÇA

*A criança que brinca aprende a literatura, o brincar e o aprender a língua e os outros conteúdos curriculares
* Leitura para deleite” Adivinha, adivinhão”.
* Discussão sobre o tema, socialização , Conhecer a importância dos jogos e uso de brincadeiras no processo de apropriação do SEA, usando os jogos e planejando aulas incluindo como recursos didáticos.
* Data show, cartazes, músicas, jogos, mensagem e avaliação do encontro.
0
DANIELLE THAIRENE ÁZARA SILVA
CPF: 083.566.236
-50
daniellethairene
silva@
gmail.com
PRESENÇA

*Sistema de escrita alfabética.
* Leitura para deleite” A ratoeira”.
*Leituras, troca de experiencia, planejamento de aulas pelos grupos, utilizando o livro didático, apresentação dos grupos.
* Vídeo debate: “Alfabetização; Apropriação do Sistema de escrita alfabética”.
* Tarefa de casa: Retomar os quadros de acompanhamento de sua turma em relação a apropriação do sistema de escrita alfabética e analisa-lo.
* Leitura: Psicogênese da língua escrita.
* Avaliação do encontro.
* Data show, cartazes, música, etc...
PRESENÇA

*Apresentação da equipe (Acolhida, apresentação do programa, Palestra motivacional, leitura para deleite “A galinha medrosa”).
* A sala de aula como um ambiente alfabetizador Ludicidade ( Introdução, aprofundamento, apresentação dos grupos de trabalho, organizar cantinhos de leitura)
* Cuidar, brincar, aprender e transformar (Relato e troca de experiências sobre a importância do brincar do jogar dentro e fora da sala de aula).
*Avaliação do encontro.
*Tarefa de casa (Planejar e organizar jogos de estimulação que poderão ser usados na sala de aula).
* Data show, músicas, cartazes, mensagens, etc.
PRESENÇA

*Construir, brincar .
* Leitura para deleite ” Com a pulga atrás da orelha”, * Aprofundamento do tema: O lúdico na sala de aula, o brincar e o jogar no ensino  curricular na Língua Portuguesa e os recursos disponíveis .
* Apresentação dos grupos. Leitura..
* Tarefa de casa (Leitura do manual dos jogos  distribuídos e construir jogos).
* Vídeo .
* Avaliação do encontro.
* Data show, cartazes, música, jogos, etc...
PRESENÇA

*A criança que brinca aprende a literatura, o brincar e o aprender a língua e os outros conteúdos curriculares
* Leitura para deleite” Adivinha, adivinhão”.
* Discussão sobre o tema, socialização , Conhecer a importância dos jogos e uso de brincadeiras no processo de apropriação do SEA, usando os jogos e planejando aulas incluindo como recursos didáticos.
* Data show, cartazes, músicas, jogos, mensagem e avaliação do encontro.
0



Professor Alfabetizador
E-mail
11º encontro
05/07/2013
11º encontro
02/08/2013
11º encontro
09/08/2013

Bolsas aprovadas equivoca-
damente

JANETE APARECIDA INÁCIO 
CPF: 007.347.516
-56
janete.inacio
0@gmail.com
PRESENÇA

*Mensagem A lição da borboleta e reflexão.
* Leitura para deleite “O gambá e o jarro de leite”.
* Retomada do encontro anterior da unidade quatro.
* Analise dos quadros de aprendizagem.
* Leitura do texto1 de cada série-ano e Educação do campo.
* Programa Letra Viva TVE-2006.
*Tarefa de casa (Pesquisar dificuldades de aprendizagem e planejar uma aula expositiva com ideias para melhorar e sanar algumas dificuldades ).
* Avaliação do encontro.
* Data show, televisão, música, cartazes, livro didático, obras complementares, jogos, biblioteca.
PRESENÇA

*Mensagem: Orei e a frase.
* História deleite: Confusão no velório.
* Retomada do encontro anterior
* Apresentação dos planos elaborados e troca de experiências e ideias.
* Leitura do texto 2. Socializar.
* Identificar quais gêneros textuais e áreas de conhecimento foram abordados e quais conhecimentos os alunos puderam construir a partir das experiências relatadas.
* Analisar os quadros de aprendizagem Ciências e Geografia.
* Elaborar plano de aula que contemple alguns conhecimentos e habilidades citados no quadro. Analisar se a aula contempla conhecimentos e habilidades relativos aos componentes Curriculares da Língua Portuguesa, utilizando o livro didático e livros do PNLD- obras complementares.
* Tarefa de casa: ler o texto “ Aprendendo mais” e elaborar uma questão para discussão no próximo encontro.
* Avaliação do encontro.
* Música, data show, livro didático, obras complementares, biblioteca, quadro de aprendizagem, material didático e outros.
PRESENÇA

* Leitura para deleite” Uma letra puxa a outra”.
* Retomada do encontro anterior.
* Discussão das questões elaboradas no dever de casa.
* troca de experiências através dos planos elaborados.
* Ler o texto 3. E aprofundamento.
* Estudar em grupo o texto da apostila “ O trabalho com gêneros textuais no ensino da língua portuguesa”.
* Confeccionar uma arvore em gêneros textuais.
* Avaliação do encontro.
* Data show, cartazes, música, livro didático, gêneros textuais, etc...

0
EDILÉIA FERREIRA 
DE ARAÚJO CPF: 937.832.056
-20
edileia.araujo
0@gmail.com
PRESENÇA

*Mensagem A lição da borboleta e reflexão.
* Leitura para deleite “O gambá e o jarro de leite”.
* Retomada do encontro anterior da unidade quatro.
* Analise dos quadros de aprendizagem.
* Leitura do texto1 de cada série-ano e Educação do campo.
* Programa Letra Viva TVE-2006.
*Tarefa de casa (Pesquisar dificuldades de aprendizagem e planejar uma aula expositiva com ideias para melhorar e sanar algumas dificuldades ).
* Avaliação do encontro.
* Data show, televisão, música, cartazes, livro didático, obras complementares, jogos, biblioteca.
PRESENÇA

*Mensagem: Orei e a frase.
* História deleite: Confusão no velório.
* Retomada do encontro anterior
* Apresentação dos planos elaborados e troca de experiências e ideias.
* Leitura do texto 2. Socializar.
* Identificar quais gêneros textuais e áreas de conhecimento foram abordados e quais conhecimentos os alunos puderam construir a partir das experiências relatadas.
* Analisar os quadros de aprendizagem Ciências e Geografia.
* Elaborar plano de aula que contemple alguns conhecimentos e habilidades citados no quadro. Analisar se a aula contempla conhecimentos e habilidades relativos aos componentes Curriculares da Língua Portuguesa, utilizando o livro didático e livros do PNLD- obras complementares.
* Tarefa de casa: ler o texto “ Aprendendo mais” e elaborar uma questão para discussão no próximo encontro.
* Avaliação do encontro.
* Música, data show, livro didático, obras complementares, biblioteca, quadro de aprendizagem, material didático e outros.
PRESENÇA

* Leitura para deleite” Uma letra puxa a outra”.
* Retomada do encontro anterior.
* Discussão das questões elaboradas no dever de casa.
* troca de experiências através dos planos elaborados.
* Ler o texto 3. E aprofundamento.
* Estudar em grupo o texto da apostila “ O trabalho com gêneros textuais no ensino da língua portuguesa”.
* Confeccionar uma arvore em gêneros textuais.
* Avaliação do encontro.
* Data show, cartazes, música, livro didático, gêneros textuais, etc...

0

DANIELLE THAIRENE ÁZARA 
SILVA 
CPF: 083.566.236
-50

daniellethairene
silva@
gmail.com

PRESENÇA

*Mensagem A lição da borboleta e reflexão.
* Leitura para deleite “O gambá e o jarro de leite”.
* Retomada do encontro anterior da unidade quatro.
* Analise dos quadros de aprendizagem.
* Leitura do texto1 de cada serie-ano e Educação do campo.
* Programa Letra Viva TVE-2006.
*Tarefa de casa (Pesquisar dificuldades de aprendizagem e planejar uma aula expositiva com ideias para melhorar e sanar algumas dificuldades ).
* Avaliação do encontro.
* Data show, televisão, música, cartazes, livro didático, obras complementares, jogos, biblioteca.

PRESENÇA

*Mensagem: Orei e a frase.
* História deleite: Confusão no velório.
* Retomada do encontro anterior
* Apresentação dos planos elaborados e troca de experiências e ideias.
* Leitura do texto 2. Socializar.
* Identificar quais gêneros textuais e áreas de conhecimento foram abordados e quais conhecimentos os alunos puderam construir a partir das experiências relatadas.
* Analisar os quadros de aprendizagem Ciências e Geografia.
* Elaborar plano de aula que contemple alguns conhecimentos e habilidades citados no quadro. Analisar se a aula contempla conhecimentos e habilidades relativos aos componentes Curriculares da Língua Portuguesa, utilizando o livro didático e livros do PNLD- obras complementares.
* Tarefa de casa: ler o texto “ Aprendendo mais” e elaborar uma questão para discussão no próximo encontro.
* Avaliação do encontro.
* Música, data show, livro didático, obras complementares, biblioteca, quadro de aprendizagem, material didático e outros.

PRESENÇA

* Leitura para deleite” Uma letra puxa a outra”.
* Retomada do encontro anterior.
* Discussão das questões elaboradas no dever de casa.
* troca de experiências através dos planos elaborados.
* Ler o texto 3. E aprofundamento.
* Estudar em grupo o texto da apostila “ O trabalho com gêneros textuais no ensino da língua portuguesa”.
* Confeccionar uma arvore em gêneros textuais.
* Avaliação do encontro.
* Data show, cartazes, música, livro didático, gêneros textuais, etc...

0



                               Serra da Saudade,  03 de setembro de 2013.


Ivan Hernane de Oliveira
Coordenador Municipal



Rosimeire de Oliveira
Orientadora de Estudos

Nenhum comentário:

Postar um comentário